Uma cidade-estado chamada South-Salem (Background)

A liberdade custa tanto quanto o poder!

Pós guerra, economia forte e uma geração de muitas loucuras e libertinagem, assim foram vistos os, assim chamados, loucos anos 20 do ponto de vista norte americano. Se tornando um forte polo e uma referência de bem estar e oportunidade enquanto o resto do mundo se reestruturava da Grande Guerra, a terra do tio Sam tinha seus próprios fantasmas que precisavam ser exterminados e apagados.
Para os americanos, era incerta a existência de Lorelei Hills, uma pequena e antiga cidade mineradora localizada no meio do deserto de Nevada que, em meio a vários boatos, foi tomada por mafiosos e criminosos na década de 10, se tornando um antro para criminosos de guerra em exílio. Com a chegada da lei seca e o forte apelo político pela confiança do povo, a cidade ganhou tamanha força, ganhando assim uma autonomia tão grande que o governo americano tentou, por diversas vezes, retomar o território, da forma que fosse.
A cidade entrou no esquecimento por parte do governo, que simplesmente passou a ignora-la na esperança de que a mesma se dissolve-se sozinha devido a esperada falta de recursos. O que o governo não esperava era que a economia criminosa fosse tão forte e duradoura que a cidade e seus habitantes já eram sustentados a tempos pela economia criminosa, dando aos chefões da cidade o pontapé inicial para declarar independência.
Surge, assim, South Salem, a "cidade das bruxas do Sul", a cidade dos rejeitados e ignorados que visam uma nova politica, seja ela por quais meios forem. Uma cidade estado pseudo-anarquista de proporções inesperadas  pelo governo americano. Uma terra sem lei, onde a ordem existe imposta pela força, formada por uma população de diversas origens e etnias e comandada por um gigantesco cartel de gangues que luta constantemente contra tentativas de invasão e domínio vindas de sua antiga terra.

Las Vegas e a inspiração para a criação de South Salem:

Quando era criança, havia lido um livro que contava a história do famoso gangster Alphonse Al Capone. Sempre fui apaixonado pela estética das décadas antigas, mas conhecer mais sobre a vida de um dos maiores criminosos desse período foi como ler uma obra de detetive tão bem desenvolvida que só poderia vir da ficção. Me apaixonei ainda mais por esse período da história americana, pesquisando mais sobre outros nomes como Bugsy Siegel, Bonnie e Clyde, entre outros. Muito provavelmente, graças a esse livro tive a paixão necessária para escrever essa história, que originalmente teve seu primeiro roteiro em 2014.
Porém, o mais importante a respeito desse livro, foi que nele é contado como a cidade de Las Vegas surgiu, uma cidade lotada de luxuria e lazer que fora feita por criminosos parar criminosos, com a ajuda de de chefões como o próprio Al Capone, com o intuito de se libertarem das severas e precipitadas proibições que o governo da época aplicava durante o pós guerra.
Isso me fez refletir por anos, como um grupo seleto de engravatados opositores ao governo, sustentados por atividades ilícitas, com um punhado de grana e a exploração de péssimas decisões do governo da época, puderam formar sua própria cidade, com suas próprias leis e seus próprios produtos. Mais que isso, comecei a me questionar o porquê os mesmos nunca tornaram Las Vegas uma cidade-estado, para, assim, tornar licitas todas as suas atividades criminosas.
A história por trás da criação de Vegas era fictícia demais para ser real, poderia ter sido uma utopia pra época e pras pessoas que lá viviam, caso tivesse sido administrada e dirigida de outra forma. Era isso que eu queria para South Salem, uma cidade com origem similar a Vegas, com propósitos similares e no qual um governo  criado para se opor a outro anterior e conservador, acabasse se mostrando tão prejudicial quanto, por conter uma ética tão duvidosa quanto.
Não foi por acaso que South Salem foi criada no meio do deserto de nevada, Las Vegas se encontra no deserto de Monjav e seu isolamento foi estratégico para esse crescimento. Nevada não só possui o mesmo isolamento até os dias de hoje como na época era impensável viver na região, afinal muitos morriam viajando por um deserto tão extenso.


Fontes:

[1]Livro: Al Capone e sua Gangue, MACDONALD, Alan. Coleção: Mortos de Fama
[2]A Lei seca americana: conheça mais sobre a década de 20 - http://www.smartbuywines.com.br/blog/lei-seca-americana/
[3] A HISTÓRIA DE LAS VEGAS - https://www.tudosobrelasvegas.com/historia

Curiosidades:

-South Salem se localiza na latitude 37.04414800771201 e na longitude -115.73808815937502, onde, na vida real, se encontra a área 51.
-South Salem possui sua extensão muito além da região onde anteriormente era a cidade de Lorelei Hills, devido a agregação de fazendas ao seu redor que consistem a produção de maior parte do sustento da cidade.
-Papoose Lake é um rio real que se encontra próximo a localização determinada. Na história, a população de South Salem criou um canal para que o mesmo pudesse chegar até a cidade, sendo que antes de se encontrar com a mesma ele foi convertido em uma represa e, após cruzar a área urbana, ele se torna o esgoto da cidade.
-A população de South Salem, quando ainda era Lorelei Hills, mal atingia os 568 habitantes. No período em que a história se passa, cerca de 10 anos depois, esse número subiu para 3600 habitantes, sendo que a grande maioria são descendentes das famílias originais de Lorelei Hills e descendentes de criminosos que ajudaram a formar a cidade-estado, estes não sendo necessariamente criminosos também.
-No passado, Lorelei Hills foi uma cidade muito importante para a mineração de ouro no período do velho oeste. A cidade também era conhecida como "A cidade da caçadora de sasquatchs", pois havia a lenda de que uma ex escrava e xerife havia salvo o local de uma invasão em massa das criaturas.

Comentários